Você está aqui > Home > Boa Culinária > Culinária com os pequenos: uma atividade pedagógica!

24

jul

2017

valentina-e-luigi-culinaria

Culinária com os pequenos: uma atividade pedagógica!

Esse assunto surgiu quando dividi com vocês, lá no Instagram, o brigadeiro que fizemos aqui em casa.

Semanalmente, eu tento incluir atividades de culinária com as crianças na nossa rotina.

O objetivo maior é trabalhar a paciência, o saber esperar – o deles e, consequentemente, o meu também. Porque (e, agora, abrindo meu coração e dividindo uma ansiedade materna) eu tenho mania de limpeza – não lido muito bem com ambientes bagunçados/desorganizados.

Permitir o Luigi manusear um ovo, por exemplo, é um desafio para mim. Como ele ainda não tem o controle da força, sempre acontece alguma ‘sujeira’: cai gema e clara nele e na casa toda.

Além disso, é uma ótima experiência também para a aquisição de vocabulário, noções matemáticas (como a medição em xícaras).

luigi-violini-na-cozinha-culinaria-com-criancas

Eu considero essa uma atividade muito rica. Tenho memórias da minha infância não só na cozinha de verdade, como no ambiente lúdico também (a de mentirinha). Também tenho feito isso por aqui!

Contei para vocês que a Valentina ganhou uma cozinha toda completa no seu aniversário. Cada vez mais, incentivamos o Luigi a brincar disso também.

Mesmo na brincadeira, pego alimentos de verdade para que eles toquem, sintam, manuseiem. Macarrão (tanto o espaguete como o gravatinha), arroz, feijão, milho (esses últimos três, só com a Valen, já que é perigoso para os menores)… Isso faz com que, ao saborearem uma refeição, eles saibam o que estão comendo.

A minha dica de hoje é essa! Propor atividades para adquirir paciência – para as crianças e para os adultos.

Todas as preparações levam tempo: tempo para separar os ingredientes, tempo para misturá-los, tempo para cozinhar/assar/fritar, tempo de descanso, tempo de crescimento, tempo para esfriar… até que possamos comê-las!

Falando em receitinhas, lá no Youtube tem um vídeo em que eu e Valen ensinamos a fazer cupcakes de chocolate!

Na maioria das escolas, sempre existiu a aula de culinária, mesmo que uma vez por mês. Justamente pelos benefícios pedagógicos e pessoais que ela traz.

Isso é algo simples de executar, todos têm acesso e pode ser super divertido!

E por aí? Quem tem o hábito de levar a criançada para cozinha? De ajudá-los a colocar a mão na massa? Divida aqui comigo!

IMPORTANTE: cuidado com o fogão, com objetos cortantes e lugares perigosos. Atenção máxima para que a brincadeira não acabe com uma situação triste, na qual alguém sai machucado.

Beijos e ótima semana!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>